Verão_ dicas e cuidados com a ostomia

Verão: dicas e cuidados com a ostomia

Ah, o verão! Estação do ano favorita dos brasileiros, uma oportunidade de curtir o sol e o calor. Quer seja nas areias das praias, dos rios ou dos lagos, quer seja nas piscinas e chuveirões, aproveitamos para encontrar a família e os amigos e para nos divertir. Porém, você sabe: não podemos descuidar da saúde, nem no verão dicas e cuidados com a ostomia são essenciais!

Uma das principais preocupações de uma pessoa com ostomia é a sua aparência. Até mesmo em função do medo de algum tipo de constrangimento, principalmente em público. Vazamentos, odores ou o próprio aparecimento da bolsa sob a roupa podem ser evitados – isso, é claro, se você não se sentir confortável em mostrá-la.

Além da aparência, que outras questões são importantes? Em que é necessário prestar atenção, para garantir que você consiga aproveitar a estação ao máximo, com a sua ostomia?

1. Mantenha a bolsa vazia

A  primeira dica de verão é esvaziar a bolsa sempre que for entrar no mar ou na piscina. Assim, não há o incômodo de interromper a diversão para esvaziá-la.

Além disso, o ideal é ter trocado a placa/base adesiva pelo menos 12 horas antes. Assim você garante a função máxima do adesivo, evitando surpresas com vazamentos ou descolamentos.

Outra dica: na praia ou na piscina, procure ficar próximo dos banheiros. Assim, você terá maior agilidade para acessá-los, caso ocorra algum vazamento.

2. Não esqueça o seu kit de emergência!

Outra dica essencial é que você não saia sem o seu kit de emergência, contendo pelo menos um clamp sobressalente, uma bolsa coletora e base adesiva pré-cortada extra. Assim, em caso de emergência, a bolsa, placa, toalha e demais acessórios estarão próximos para o uso.

3. Não descuide da proteção solar no verão!

É comum, no verão, redobrarmos os cuidados com a ostomia e esquecermos dos cuidados com a pele.

Então, não deixe de anotar na lista de itens essenciais da viagem: protetor solar! Não se esqueça que os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são os mais recomendados para a exposição mais longa ao sol – em suas atividades na praia, clube, parques, pesca etc. Ah!, e essa dica vale para o ano todo: proteção solar é essencial assim como a bolsa de ostomia. Por isso, use diariamente! rs

E, claro, não esqueça da camiseta, do chapéu e do óculos de sol. E, se puder, evite tomar sol entre as 09 e às 15h também — é o horário de maior concentração dos raios UV, prejudiciais à saúde.

Além disso, atenção às cicatrizes da sua cirurgia, caso a ostomia tenha sido recente. De acordo com um artigo produzido pela Sociedade Brasileira de Dematologia – SBD, o cuidado com as cicatrizes deve ser redobrado:

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar.Cuidados com a pele no verão – Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD

4. A dica de ouro do verão : use roupas de banho que te deixem confortável!

Procure por roupas de banho que te deixem mais confortável e seguro(a). Abuse do uso de estampas e diferentes modelos. Hoje, existe uma grande diversidade de opções de tamanho, modelo, tecido e cores. Se em todo caso não for possível, prenda a bolsa de forma segura na roupa de banho. O importante é que ela fique firme, e você confortável para se divertir!

5. Considere o uso de sachês gelificantes no verão – dicas e cuidados com a ostomia

O calor pode fazer com que o intestino deixe as fezes mais líquidas. Nesse caso, procure utilizar produtos como o gelificador para bolsas de estomia. Contudo, se a diarreia for persistente, o melhor é recorrer ao médico para evitar ficar complicações, como a desidratação. Não corra riscos à toa.

Dicas para entrar na água com a bolsa de ostomia

O verão é um convite para aproveitar o mar e a piscina: nadando, mergulhando ou praticando esportes aquáticos. Uma pessoa com a bolsa de ostomia não deve se privar dessas atividades. Pode aproveitar da mesma forma. Entretanto, é preciso estar atento a algumas recomendações.

Aí a preocupação é de a bolsa descolar, mas existem alguns materiais que auxiliam a mantê-la fixa e firme. Assim procure dar prioridade aos adesivos que são resistentes à água.

https://www.ostomais.com/placa-de-ostomia-nao-esta-colando/

Produtos com essa característica normalmente são utilizados para tomar banho ou para proteger o estoma em situações de sudorese excessiva. Mas também podem ser usados por aqueles que querem aproveitar a água no verão.

Existem também faixas de natação unissex, que vêm em várias cores, para utilizar por baixo do maiô, ou à mostra mesmo, como uma cinta.

Para os mais antenados, existem biquínis para mulheres, bem como sungas e shorts para homens, com a cintura alta. Esses modelos são ideais para quem tem uma ostomia e quer se divertir sem preocupações.

A importância da hidratação no verão: dicas e cuidados com a ostomia

Outro assunto que merece uma atenção especial durante o verão, principalmente para quem tem uma ostomia, é tomar cuidado com a desidratação. A perda de líquidos é normalmente mais acelerada em pessoas com ostomia.

No verão, o calor aumenta a chamada perda insensível (pela respiração, pelo suor, etc.). Logo, maior atenção é necessária na hora de repor líquidos, para que não haja problemas com a saúde.

Por isso, adicione mais líquidos à sua meta diária. Além de água, abuse dos sucos e chás, consuma mais alimentos ricos em água, como melancia, melão, uva, tomates e pepinos.

Além disso, não fique todo o tempo exposto ao sol. Procure maneiras de se refrescar. Por isso, esteja sempre na sombra, quer seja debaixo de uma árvore ou do guarda-sol. Essa é uma dica de verão cuidados com a ostomia muito importante.

Informação segura e confiável deve ser divulgada!

Compartilhe com seus amigos! Basta clicar nos botões a seguir.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Email
Quem tem uma ostomia pode ter uma vida completa e feliz

Cadastre-se

receba gratuitamente informações atuais e relevantes para ajudar você a cuidar melhor da ostomia

Subscription Form_O+

2023 Ostomais® | Todos os Direitos Reservados