Salute

Tudo o que você precisa saber sobre o exame preventivo ginecológico

Aquele exame que toda mulher deve fazer quando vai à sua consulta de rotina com o ginecologista é chamado de exame preventivo, ou papanicolaou (em homenagem ao médico grego que desenvolveu esse exame, no começo do século XX, nos Estados Unidos).

O papanicolau pode ajudar a prevenir o câncer do colo do útero e detectá-lo precocemente. Ao procurar lesões pré-cancerosas (alterações celulares no colo do útero), identifica aquelas que podem se tornar câncer do colo do útero se não forem tratadas adequadamente.

A coleta normalmente é feita em um consultório médico ou clínica. Durante o teste de Papanicolau, o médico usará um instrumento de plástico ou metal, chamado espéculo, para examinar o interior da vagina. Isso ajuda o médico a examinar a vagina e o colo do útero e coletar algumas células e muco do colo do útero e da área ao redor. Após a coleta, as células são enviadas para um laboratório.

Se você estiver fazendo um teste de Papanicolau, as células serão verificadas para ver se parecem normais.

O que são lesoes pré-cancerosas

Quando há células cervicais que parecem anormais, mas ainda não são cancerígenas, isso é chamado de lesão pré-cancerosa. Essas células anormais podem ser o primeiro sinal de um câncer que se desenvolveria anos depois. O pré-câncer cervical geralmente não causa dor ou outros sintomas e é encontrado com um exame de Papanicolau.

Quando fazer o exame, segundo o CDC americano

Idealmente, a mulher deve começar a fazer exames de Papanicolaou aos 21 anos. Se o resultado do exame de Papanicolau for normal, o médico pode recomendar esperar três anos até o próximo exame de Papanicolau. Essa rotina é válida até os 29 anos.

Agora, mulherees de 30 a 65 anos, devem conversar com seu médico sobre qual opção de teste é ideal:

  • Apenas um teste de rastreamento, chamado de teste primário de HPV. Se o seu resultado for normal, o médico pode dizer para esperar cinco anos até ao próximo teste.
  • Um teste de HPV junto com o teste de Papanicolau. Isso é chamado de co-teste. Se ambos os resultados forem normais, o médico pode recomendar que a paciente espere cinco anos até o próximo teste de triagem.
  • Um teste de Papanicolaou apenas. Se o resultado for normal, o médico pode orientar esperar três anos até o próximo exame de Papanicolau.

Por fim, mulheres com mais de 65 anos, podem não precisar mais realizar o exame, se:

  • Tiveram resultados de testes de triagem normais por vários anos e
  • Não tiveram um pré-câncer cervical no passado, ou
  • Tiveram seu colo do útero removido como parte de uma histerectomia total para condições não cancerosas, como miomas.

Como se preparar para o seu Papanicolau ou teste de HPV

Nenhuma preparação especial é necessária antes de fazer um teste de HPV. Se você estiver fazendo um teste de Papanicolau, poderá tomar medidas para garantir que os resultados do teste sejam precisos. Evite relações sexuais, ducha higiênica e uso de medicamentos vaginais ou espuma espermicida por 2 dias antes do teste. Se você teve relações sexuais antes do teste, vá à consulta conforme planejado e avise o médico. Se você está menstruada, não se preocupe. Ambos os testes ainda podem ser feitos neste momento.

Resultado do teste

Pode levar até três semanas para você receber os resultados do teste. Se o seu teste mostrar que algo não está normal, seu médico entrará em contato com você e descobrirá a melhor forma de acompanhamento. Existem muitas razões pelas quais os resultados dos testes podem não ser normais e, geralmente, isso não significa que você tem câncer.

Se os resultados do seu teste mostrarem células que não são normais e podem se tornar câncer, seu médico o informará se você precisa ser tratada. Na maioria dos casos, o tratamento previne o desenvolvimento do câncer cervical. É importante consultar o seu médico imediatamente para saber mais sobre os resultados dos seus testes e receber qualquer tratamento que possa ser necessário.

Se os resultados do seu teste forem normais, sua chance de contrair câncer cervical nos próximos anos é muito baixa.

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*