Salute

Quanto de água um ostomizado deve tomar?

Todo mundo sabe que ingerir de 2 a 3 litros de água todos os dias é uma medida fundamental para garantir uma boa saúde. Mas, e para o ostomizado, qual a recomendação?

Embora seja impossível precisar a quantidade de água que cada pessoa precisa tomar, pois a necessidade de hidratação depende de muitos fatores, a recomendação geral para os ostomizados é que os homens tomem 3-3,5 litros, e mulheres 2-2,5 litros de água todos os dias.

Em especial, a pessoa com uma ileostomia precisa ter um foco ainda maior em sua hidratação ao longo do dia.

De qualquer forma, vamos apresentar aqui as principais dicas de como você pode melhorar sua ingestão de água, com medidas simples.

Por que precisamos beber tanta água?

Além de manter o bom funcionamento do corpo (ex.: filtração nos rins, controle da temperatura corporal, etc.), a água é uma importante via para ingerirmos uma série de minerais e eletrólitos, essenciais para a nossa saúde.

No caso do ostomizado não é diferente. Entretanto, o funcionamento normal do organismo, no que diz respeito à absorção de água, fica alterado pela presença da ostomia. Principalmente no caso de colostomias ou ileostomias. Daí a necessidade de aumentar a ingestão de líquidos, principalmente de água, ao longo do dia.

Além da água, os médicos também podem recomendar a ingestão de soluções com uma maior quantidade de eletrólitos. Mas lembre-se: o objetivo é manter o equilíbrio de acordo com o que seu corpo precisa.

Além disso, não se deve tomar uma grande quantidade de uma só vez. A hidratação deve ocorrer em pequenas porções (1 a 2 copos), tomados várias vezes durante todo o dia, especialmente nos dias quentes.

Dicas para monitorar sua ingestão de água

Uma dica para criar uma rotina são os apps para smartphones e tablets. Oferecem várias funções desde alarmes a gráficos semanais, mensais. Disponíveis para todos os gostos: com a tela simples, outros mais intuitivos com mascotes que você pode ir regando, competição entre amigos, etc. Use isso ao seu favor!

Falando nisso, tenha sempre do seu lado a sua garrafa! De nada adianta o despertador do aplicativo tocar se você não tiver água, pronta para beber, por perto. Veja essa dica: use uma garrafa ou jarra que tenha linhas de medida na lateral. Isso deve facilitará o controle da quantidade de água ingerida. Uma forma criativa de fazer esse controle é marcar, você mesmo a sua garrafa de água. Mas usando as horas do dia (mais cedo em cima, mais tarde embaixo), em vez do volume, na marcação.

Quer garantir a ingestão adequada de eletrólitos e minerais? Uma boa dica é complementar o consumo diário com isotônicos, como  as bebidas esportivas, por exemplo.

Em dias quentes, ou quando estiver praticando exercícios, é recomendável que se tome 100, 150 ml de líquidos – de preferência água mesmo – a cada 15 minutos. Encontre seu próprio equilíbrio! E se precisar tome mais água ainda…

Mas, como saber se você está consumindo a quantidade adequada de água?

Uma boa dica é observar os sinais que o seu próprio corpo dá:

  • as suas mucosas (parte interna da boca, do nariz, o próprio estoma) devem estar úmidas, isto é, com a aparência de molhadas;
  • você não deve ter a sensação de sede intensa;
  • a coloração da sua urina pode dar ótimas pistas sobre o seu estado de hidratação. Normalmente, uma urina amarelo-claro (ou quase transparente, como a água) indica que você está bem hidratado

Também é muito importante estar atento aos sinais de desidratação. Boca seca, dor de cabeça, urina escura ou em pouca quantidade, tonturas e cansaço excessivo são sinais de alerta que não podem ser ignorados. Esteja atento e, se for o caso, procure ajuda de seu médico.

Uma boa saúde depende, antes de mais nada, de bons hábitos. Desenvolver o hábito de beber água na quantidade correta requer dedicação e força de vontade, mas vale a pena!

Uma boa hidratação é sinônimo de boa saúde, de uma pele bonita, de uma aparência mais jovial. A água ajuda em praticamente tudo. Por isso faça de uma garrafa (ou jarra) a sua melhor amiga!

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*