Salute

Ideias de sucos para motivar os dias mais quentes

Dias ensolarados combinam com bebidas naturais, como sucos e chás, que concentram muitos benefícios para quem as consome. Combina também com dieta, para perder medidas e entrar em forma. Pessoas ostomizadas, porém, precisam selecionar bem com quais frutas vão fazer seus sucos, para aproveitar todos esses benefícios, sem descuidar da ostomia!

E com a chegada próxima do verão, época em que todo mundo encontra um “quilinho para perder”, muitas vezes s pessoas acabam recorrendo a fórmulas mirabolantes, em busca de resultados rápidos. Mas é importante lembrar que quando o assunto é emagrecimento, não existem milagres! Ainda assim, com um pouco de força de vontade, e com a dieta certa, não tem porque você não aproveitar o verão ao máximo. Então fique sabendo que existem algumas bebidas que podem ser bons aliados na perda de peso!

Todo mundo que tem uma ostomia sabe que ingerir líquidos em quantidade suficiente para as necessidades diárias é fundamental para manter a saúde em dia. Então descubra aqui quais são as bebidas para emagrecer mais indicadas para ostomizados neste verão!

A importância das frutas na alimentação dos ostomizados

Além de vitaminas e minerais, algumas frutas são especialmente ricas em fibras, que devem ser consumidas com atenção pelas pessoas ostomizadas. As fibras são essenciais para a saúde gastrointestinal e, passada a recuperação cirúrgica, o ostomizado deve ingeri-las em quantidade suficiente para aproveitar todos os seus benefícios.

Veja a seguir quais são as principais vantagens das fibras para o organismo:

  • Estimulam o processo de digestão, que inicia com a mastigação;
  • Tornam a digestão e a absorção dos nutrientes mais lenta, devido à maior demora do esvaziamento gástrico que promovem, ajudando num melhor aproveitamento dos alimentos;
  • Permitem que o bolo fecal seja maior e mais macio, facilitando as evacuações;
  • Diminuem o tempo do trânsito fecal;
  • Conseguem absorver colesterol, toxinas e ácidos biliares.

Assim, aos poucos, as frutas podem e devem voltar à sua dieta. Além disso, existem algumas frutas que mais favorecem a recuperação e que mais frequentemente podem ser consumidas.

As melhores bebidas para o verão!

Suco de maçã

A maçã é uma fruta que está entre as mais ricas em fibras e, se por um lado, o seu consumo deve ser controlado logo após o procedimento cirúrgico, por outro, no médio e longo prazo é um alimento muito benéfico.

Afinal, a maçã contribui com a regulação do intestino. Outra vantagem é que se trata de um dos sucos para emagrecer no verão que não precisa de açúcar, pois a fruta costuma ser bem doce. Por isso mesmo, prefira as variedades mais doces e maduras para fazer o suco. Além disso, 100g da fruta contêm em média apenas 64 calorias.

Além disso, a maçã, principalmente se consumida com a casca, aumenta a consistência das fezes, contribuindo com o trânsito intestinal de pessoas ostomizadas.

Suco de ameixa

A ameixa é outra fruta rica em fibras e que contribui em muito com o bom funcionamento do aparelho gastrointestinal. Por isso, deve entrar na dieta das pessoas ostomizadas, que devem ainda ter uma alimentação equilibrada para que o seu intestino funcione de modo apropriado.

A ameixa auxilia, inclusive, quem precisa soltar o intestino, por isso, um suco com a fruta pode ajudar as evacuações.  A ameixa também é uma opção para adoçar sua bebida para emagrecer – substituindo a função adoçante da maçã, por exemplo. Além disso, cada unidade da fruta possui apenas 36 calorias.

Suco de cramberry (ou oxicoco)

Também chamado de oxicoco, a cramberry, é uma fruta que deve entrar na dieta de pessoas ostomizadas. Além de ser fonte de fitonutrientes, como os antioxidantes, protege o organismo de infecções e doenças inflamatórias. Essa fruta conta ainda com as vitaminas A e C, bem como com os minerais potássio e manganês.

Vale lembrar que outro cuidado essencial é ter uma alimentação com a maior variedade possível de vitaminas e minerais.

Suco de laranja

Outra opção de bebida de verão para emagrecer é o suco de laranja, mais uma fruta rica em fibras. Entretanto, a opção mais popular entre os sucos de frutas deve ser consumido com cautela, e de preferência com outras frutas, para diminuir as calorias da sua bebida – 1 unidade de laranja de tamanho médio tem 46 calorias e, para fazer um copo de suco são necessárias 2 a 3 laranjas. Ainda assim, consumida com moderação, é uma fruta que não deve faltar na sua dieta.

Afinal, além de vitamina C e antioxidantes, possui como benefícios reduzir o colesterol do sangue, combatendo doenças cardiovasculares. E mais, é fonte de ácido fólico e da vitaminas do complexo B, sem contar que é um grande aliado na hora de regular o intestino, se você tem dificuldades para evacuar.

Suco de tomate

Com o tomate também se pode fazer um deliciosa bebida para emagrecer, sendo que esse alimento – que também é uma fruta – é uma das principiais fontes de antioxidantes. É fonte ainda de potássio e das vitaminas A, C e B6.

Além de ajudá-lo a emagrecer, é uma bebida que, devido a seu número reduzido de calorias, bem como à riqueza em fibras, também ajuda a reduzir os odores da bolsa. Esta opção de bebida para emagrecer é uma ótima escolha pois suas fibras  contribuem com o prolongamento da saciedade. Dica: para deixar o seu suco mais saboroso, você pode acrescentar folhas de manjericão e algumas gotas de limão.

Suco de uva

Assim como o suco de tomate, também é fonte de antioxidantes. Mas o suco de uva conta com o poder de diferentes minerais e outros nutrientes, entre eles, cobre, potássio e manganês, bem como as vitaminas do complexo B e a vitamina K. A uva não é popular entre as bebidas para emagrecer, pois devido ao seu sabor doce, é considerado extremamente calórico, mas 100g contém em média 78 calorias.

Também ajuda muito a soltar o intestino. Por isso, é recomendado para quem está com dificuldade de evacuar.

Chá verde

Esta é uma boa opção entre as bebidas para emagrecer pois é muito saudável e tem um grande poder para acelerar o metabolismo. Por isso o chá verde, muito consumido pelos orientais, ajuda mesmo a queimar calorias! Além disso, possui propriedades que auxiliam a digestão e componentes nutricionais excelentes para quem está buscando o emagrecimento.

E aí? Animado? Não se esqueça : descasque mais e desembale menos! Essa é a melhor decisão para uma vida mais saudável — no verão e no ano inteiro!

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*