Salute

Colonoscopia em ostomizados: saiba como é realizado o procedimento

Entenda como é realizado o procedimento de colonoscopia em ostomizados e confira algumas orientações para se preparar para o procedimento com tranquilidade e segurança.

Se você tem uma ostomia e está sendo encaminhado para um exame de colonoscopia, pode estar se perguntando o que esperar do procedimento e como se preparar, para sentir-se mais tranquilo e confiante.

Em resumo, a colonoscopia é um exame para analisar o interior de seu intestino grosso e ajudar a descobrir o que está causando os sintomas incômodos que você pode estar apresentando, como dores, cólicas, diarreia, entre outros.

Se você está preocupado com esse procedimento, é importante saber como é realizada a colonoscopia em ostomizados e conhecer algumas orientações para se preparar com tranquilidade e segurança.

Confira a seguir o artigo sobre colonoscopia em ostomizados!

Entenda como é realizada a colonoscopia

No procedimento de colonoscopia, o instrumento usado é o endoscópio. Para ilustrar, é um tubo fino e flexível que será lubrificado, e possui uma câmera na extremidade, para que o médico possa observar o interior do seu intestino.

Em geral, o endoscópio é introduzido pelo ânus e é a partir daí que o médico faz a avaliação do interior do cólon. No entanto, em uma pessoa com um estoma, o aparelho é colocado através do próprio estoma e, daí, avança para o restante do intestino grosso.

Orientações do procedimento de colonoscopia

Geralmente, com a solicitação de endoscopia entregue pelo médico, você receberá um guia de orientações com instruções específicas sobre como preparar o intestino antes de realizar o procedimento.

Afinal, para realizar a colonoscopia, é muito importante que o intestino tenha sido esvaziado do conteúdo fecal, para que o médico possa ter uma boa visibilidade e, assim, possa analisar o intestino através da câmera.

Portanto, certifique-se de ler com atenção e compreender as informações entregues pelo médico, pois, além de toda orientação sobre o que você deve comer e beber nos dias que antecedem o procedimento, você poderá precisar fazer uso de algum medicamento para completar o preparo intestinal de forma adequada.

Sem dúvida, a parte mais incômoda de todo o procedimento de colonoscopia será esse preparo.

Enquanto estiver fazendo a preparação intestinal, caso você esteja tomando algum medicamento, será preciso conversar com seu médico, pois alguns medicamentos podem precisar ser interrompidos nesse período.

Saiba como acontece o procedimento

Em geral, a colonoscopia dura cerca de 30 a 45 minutos, e durante o procedimento você ficará deitado de lado na maca vestindo uma bata hospitalar.

Possivelmente, você ficará acordado, mas podem ser utilizados medicamentos leves para você sentir-se mais confortável e relaxado.

Durante a colonoscopia, você pode sentir a câmera ser introduzida, mas depois não deverá sentir incômodo ou dor. Em seguida, o ar será bombeado para dentro dos intestinos para tornar a visão da câmera mais clara, o que pode causar a sensação de inchaço nessa região.

Em alguns casos, uma biópsia pode ser realizada, com a retirada de uma pequena porção do revestimento do intestino. Em geral, isso não deverá causar nenhum desconforto.

Após o exame, você poderá descansar do procedimento na sala de recuperação. No entanto, você pode se sentir um pouco inchado após o exame, além de sentir ter cólicas abdominais leves por algumas horas.

Às vezes, você também pode ter um leve sangramento nas fezes. Porém, se esses sintomas piorarem, consulte seu médico.

6 dicas para o exame de colonoscopia em ostomizados

  1. Pode ser necessário durante a preparação da colonoscopia providenciar alguns suprimentos adicionais para seu estoma, pois será preciso trocar sua bolsa de ostomia com mais frequência.
  2. Logo que começar a preparação intestinal, tente usar uma bolsa drenável, dessa forma, você poderá ir ao banheiro e drenar o conteúdo.
  3. Com a bolsa drenável, você poderá manter esta mesma bolsa em vez de ter que trocá-la sempre que for necessário esvaziá-la.
  4. Use um lenço protetor para a pele ao redor do estoma para ajudar a protegê-lo.
  5. Quando chegar o dia do procedimento, leve uma boa quantidade de suprimentos, para cuidar do seu estoma, caso a sua estada na clínica/hospital se prolongue mais que o esperado.
  6. Leve uma bolsa de ostomia sobressalente para a sala de exame de colonoscopia e peça ao médico para colocá-la após o término do procedimento.

Converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas

Lembre-se, se você tiver qualquer preocupação, converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas antes do procedimento de colonoscopia.

Dessa forma, você poderá se preparar corretamente para o procedimento com toda a tranquilidade e segurança necessárias.

Conte sempre com a Osto+

Esperamos que essas informações e orientações ajudem você a se sentir um pouco mais tranquilo para fazer o exame de colonoscopia. Afinal, já são muitos os cuidados com a saúde para quem já tem uma bolsa de ostomia e qualquer alteração na rotina requer atenção redobrada. Compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares — espalhar informação correta sobre a Ostomia é o melhor meio de combatermos o preconceito e a desinformação!

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*