Salute

Amamentação para Mamães Iniciantes

Benefícios da Amamentação

Antes de começar, é importante que você saiba que a amamentação tem muitos benefícios para você e seu bebê. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês, pois contém todos os nutrientes que eles precisam para crescer e se desenvolver. Além disso, a amamentação ajuda a proteger seu bebê contra infecções, alergias e doenças crônicas. Para as mães, a amamentação pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama e ovário, além de ajudar a perder o peso extra ganho durante a gravidez.

Guia de Amamentação para Mamães Iniciantes

Como Fazer a Amamentação

Agora que você entende os benefícios da amamentação, vamos falar sobre como amamentar. A primeira coisa a lembrar é que a amamentação é um processo natural e instintivo. Seu bebê sabe exatamente o que fazer, então tudo o que você precisa fazer é segurar seu bebê perto do seu corpo e deixá-lo encontrar o mamilo. Tenha certeza de que seu bebê esteja posicionado corretamente e esteja confortável. Quando ele estiver mamando, você deve sentir uma sensação de puxão, mas não deve sentir dor.

Ajudando Seu Bebê a se Alimentar

A amamentação pode ser uma experiência gratificante para você e seu bebê, mas pode ser um tanto desafiadora no início. Seu bebê pode ter dificuldade em se alimentar corretamente, especialmente se for um recém-nascido. Se você achar que seu bebê está tendo dificuldade em se alimentar, pode ser útil usar técnicas de “amamentação com contato pele a pele” e “amamentação em livre demanda”. Isso significa manter o bebê em contato direto com sua pele e deixá-lo se alimentar sempre que tiver fome.

Como Lidar com Problemas de Amamentação

Se você tiver dificuldades de amamentação, não se preocupe. É normal ter alguns problemas no início. Alguns problemas comuns incluem dor no mamilo, ingurgitamento, ou inchaço, mamário e mastite. Se você estiver enfrentando algum desses problemas, consulte um profissional de saúde. Ele pode ajudá-la a resolver o problema e garantir que a amamentação seja uma experiência agradável para você e seu bebê.

Para ajudar você nessa fase tão importante, nossos especialistas prepararam a lista a seguir, com

10 dicas práticas para uma amamentação bem sucedida:

  1. Você deverá amamentar seu bebê pelo menos 8-12 vezes no intervalo de 24 horas
  2. Aproveite o período na maternidade para obter toda a orientação possível com os médicos e enfermeiros
  3. Aprenda a identificar quando o seu bebê está com fome
  4. Se as suas mamas estiverem muito cheias, e o bebê não conseguir mamar por isso, procure esvaziá-las um pouco com as mãos, massageando-as durante o banho
  5. Seja delicada mas, se precisar, acorde o seu bebê para mamar, nos intervalos acima
  6. Quando for amamentar, lembre-se de trazer o bebê até o seu seio, e não levar o seio até o bebê
  7. Toque o nariz do bebê com o mamilo, para estimulá-lo a abrir bem a boca, favorecendo uma boa pega. Então guia a sua boca em direção ao mamilo, com o lábio inferior primeiro, o que ajuda a garantir mamadas mais efetivas
  8. Aprenda a identificar os diferentes momentos da mamada – quando as sucções rápidas e superficiais se tornam mais lentas e profundas, é sinal de que o seu leite começou a descer
  9. Em caso de dúvidas ou problemas, procure ajuda de um médico ginecologista ou pediatra, ou mesmo de um profissional enfermeiro.
  10. Seja paciente. Você e seu bebê aprendem a cada dia sobre o processo de amamentação.

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*