10 alimentos que devem estar no prato de quem tem artrite

Existem muitos tipos de artrite. A osteoartrite, também conhecida como artrose, é um tipo que se desenvolve nas articulações por causa do uso excessivo. Outro tipo é a artrite reumatoide (AR), uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca as articulações.

Felizmente, muitos alimentos podem aliviar a inflamação e, com isso, ajudar a controlar os sintomas articulares associados à artrite.

Pensando nisso, preparamos essa lista com 10 dos melhores alimentos que devem estar no seu prato, se você tiver artrite.

1. Peixes gordurosos

Peixes gordurosos, como salmão, cavala, sardinha e truta, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que demonstraram ter potentes efeitos anti-inflamatórios, contribuindo para uma menor atividade da doença, bem como menor intensidade de sintomas (dor nas articulações, rigidez matinal e número de articulações dolorosas).

Além disso, o peixe é uma boa fonte de vitamina D. E sabemos que a AR pode estar associada a baixos níveis de vitamina D, o que contribui para os sintomas.

A Arthritis Foundation recomenda incluir uma porção de 80 a 150 gramas de peixe (um filé a um filé e meio), de duas a quatro vezes por semana.

2. Alho

A suplementação da dieta com alho demonstrou ter um efeito anti-inflamatório que pode ajudar a diminuir os sintomas da artrite, com redução dos marcadores sanguíneos, diminuição na dor nas articulações e na atividade da doença. Com isso, foi observado um alívio dos sintomas de dor e inflamação articular.

Você pode adicionar o alho inteiro à sua dieta, mas há menos pesquisas sobre a eficácia de comer alho do que tomar suplementos de alho para controlar os sintomas da artrite.

3. Gengibre

Além de adicionar sabor a chás, sopas e doces, o gengibre também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite.

No entanto, os estudos que evidenciam o benefício do gengibre para os sintomas da artrite em geral consideram o uso de suplementos de gengibre, e não do alimento em si.

Muitos estudos mostraram que a suplementação com gengibre reduziu a inflamação e a dor entre os indivíduos que tomaram os suplementos de gengibre. Possivelmente isso acontece porque esse alimento inibe certas proteínas que podem acionar o sistema imunológico para reagir em doenças inflamatórias.

4. Brócolis

Não é nenhum segredo que vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve de bruxelas, são muito saudáveis. A boa nova é que eles podem até estar associados à redução da inflamação.

O benefício pode estar num componente natural desses vegetais, conhecido como glucosinolato, que pode ter um efeito anti-inflamatório.

Um estudo com mais de 1000 pacientes demonstrou que a ingesta de crucíferos estava associada com redução de marcadores de atividade inflamatória.

5. Nozes

As nozes são ricas em nutrientes e compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à articulação doente.

As nozes também são particularmente ricas em ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3, encontrado principalmente em alimentos vegetais. Os efeitos anti-inflamatórios desse ácido graxo, porém, ainda precisam ser melhor estudados. Portanto, mais estudos são necessários para entender os efeitos potenciais das nozes.

6. Frutas vermelhas

Uma porção de frutas vermelhas (morangos, framboesas, amoras etc.) tem grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e minerais, o que pode ser parcialmente responsável por sua capacidade única de diminuir a inflamação.

Já existem estudos associando o morango e o mirtilo ( blueberry ) à melhora da inflamação, com redução de marcadores laboratoriais, melhora da dor e da rigidez articular e do desempenho da marcha.

E, claro, além desses impressionantes benefícios para a saúde, há uma grande variedade de frutas vermelhas, que podem também ajudar você a satisfazer o seu desejo por doces, enquanto consome nutrientes importantes para combater a artrite.

7. Espinafre

Vegetais folhosos como o espinafre são cheios de nutrientes e alguns de seus componentes podem ajudar a diminuir a inflamação causada pela artrite.

O espinafre, em particular, contém antioxidantes e compostos que podem aliviar a inflamação e ajudar a combater doenças. Além disso, é especialmente rico no antioxidante kaempferol, que demonstrou diminuir os efeitos dos agentes inflamatórios associados à artrite reumatóide e osteoartrite em estudos com cobaias.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para estudar os efeitos do espinafre e seus componentes em humanos com artrite.

8. Uvas

As uvas são ricas em nutrientes, antioxidantes e possuem propriedades anti-inflamatórias.

Produtos de uva podem reduzir significativamente os níveis de marcadores de atividade inflamatória, além de conter compostos que demonstraram ser benéficos no tratamento da artrite, incluindo o resveratrol, um antioxidante da casca das uvas.

Vários estudos com animais mostraram que certos compostos encontrados nas uvas podem reduzir a inflamação e retardar a progressão de certos tipos de artrite. Mas mais pesquisas em humanos são necessárias para determinar como esses resultados podem se traduzir em efeitos clínicos para pessoas com artrite.

9. Azeite

Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o azeite pode ter um efeito favorável nos sintomas da artrite.

Por exemplo, algumas pesquisas sugerem que certos compostos encontrados no azeite de oliva podem promover a autofagia, um processo que ajuda a eliminar as células danificadas do corpo, o que pode ser benéfico para a artrite.

Além disso, padrões de dieta ricos em azeite, como a dieta mediterrânea, demonstraram reduzir a dor e melhorar a função física de pessoas com artrite reumatóide.

Embora sejam necessárias mais pesquisas sobre os efeitos do azeite na artrite, adicionar azeite e outras gorduras saudáveis à sua dieta pode beneficiar sua saúde e reduzir os sintomas da artrite.

10. Suco de cereja

O suco de cereja ácida é uma bebida cada vez mais popular, derivada do fruto da árvore Prunus cerasus, que oferece uma ampla gama de nutrientes e benefícios para a saúde e pode até ajudar a reduzir os sintomas da artrite, pois há estudos que sugerem redução dos marcadores laboratoriais de atividade inflamatória, bem como melhora da mobilidade, da dor e da qualidade de vida.

Em combinação com uma dieta saudável e outros alimentos que combatem a artrite, uma porção de suco de cereja sem açúcar por dia pode ajudar a diminuir alguns dos sintomas da artrite.

Em resumo, a dieta pode desempenhar um papel importante na gravidade e nos sintomas da artrite. Felizmente, vários alimentos com componentes poderosos podem aliviar a inflamação e a artrite, promovendo a saúde geral. Juntamente com os tratamentos convencionais, ter uma dieta nutritiva e balanceada, com alguns dos alimentos acima, pode ajudar a reduzir os sintomas da artrite.


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